2 de nov de 2006


Como quero dedicar-me a essa área no nosso blog (Cultura) , acho importante fazermos uma breve reflexão sobre o que é cultura.

A cultura está relacionada ao SABER de um povo ou de uma época, podemos dizer que tudo o que é criado é cultura. A língua de uma nação, suas obras literárias, seus filmes, suas músicas e suas peças de teatro são cultura. No dia-a-dia das sociedades civilizadas (especialmente a sociedade ocidental) e no vulgo costuma ser associada à aquisição de conhecimentos e práticas de vida reconhecidas como melhores, superiores, ou seja, erudição; este sentido normalmente se associa ao que é também descrito como “alta cultura”, e é empregado apenas no singular (não existem culturas, apenas uma cultura ideal, à qual os homens indistintamente devem se enquadrar).

Por isso que hoje em dia ao falar em cultura, discute-se muito o termo identidade cultural. Pois essa identidade pode ser individual e coletiva. Qual a identidade cultural de São Paulo, do Brasil e do Mundo?

Temas relacionados a essa reflexão é que serão tratados nesse espaço. Tudo relacionado ao conhecimento (Literatura, Cinema, Artes, etc).

Pra começar iremos falar sobre Weblogs, ou apenas Blogs, mas isso no próximo post...


Os Ombros Suportam o Mundo


Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

Carlos Drummond de Andrade


Ótimo feriado à todos!!!


10 comentários:

denniscordeiro disse...

OOOLa, Rodrigo adorei a deifiniçao de Cultura, apesar de achar que cultura não só se resuma a lingua, a criação artisticas, etc. Cultura vai além de uma só definição.Um abraço amigo.

11:40 AM
Trintinha disse...

Amigooooooooooo! Tudo bem? Olha, adorei teu post de estréia na nova fase! ARRASOU! Super parabéns, o post ficou ótimo! Sabe, acho que cada um de nós deveria fazer um post pequeno, falando dos nossos novos papéis no blog, que tal?
Beijos!

3:23 PM
Anônimo disse...

rodrigo,
parabéns pela excelente escolha: drummond,sempre!
tbm ponho alguns poemas no meu blog.
a sua idéia de discutir cultura é muito pertinente,pois pelo que eu tenho lido nos blogs mais "liberais", a rapaziada não está nem aí.sem falar no português...
bom,deixa pra lá!
sucesso .tertu

3:40 PM
Rafael Magnago disse...

Olá Digão e Blogayroz
post perfeito
muito bom
nada como começar a falar de cultura e definir a própria
parabéns Digão
té mais
bjs a todos
té mais
Rafael


PS.: Lá no meu Blog eu coloquei nos meus links um link pra divulgação de Blogs. Quem quiser é só entrar lá.
Abração
Té mais
fuiiizzzzzzz

11:48 PM
Menino G disse...

Oi!!! Adorei, acho que vamos poder trocar muitas ideias. Gostei da proposta do Trintinha , de cada um postar alguma coisa meio que difinindo o que quer do blog. Eu mesmo ja faz um tempo que penso sobre as aparências, mas ainda não escrevi nada a respeito. Seria legal isso jogar um tema na roda e cada um dar o seu parecer.
Falando de cultura, o que vc ta lendo no momento?

11:25 AM
Bi du Surf disse...

Fala ae rodrigo, me amarrei na definiçao de cultura, pena que mtas pessoas nao sabem o que é isso, e nao se importam em conhecer uma boa cultura.

bçao e visite meu blog, hehe

1:29 PM
Bam disse...

É isso mesmo...as culturas podem ser diferentes no mesmo país....no caso de regiões...isso é muito legal pois só assim podemos conhecer a cultura dos outros...cada um tem sua cultura...Adoro textos de Drummond...Abração

5:34 PM
wakko disse...

Eu acho super complicado falar sobre cultura assim em um coment, com poucas palavras. Pq muito da localização e da condição economia definem a "cultura" de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Mes mo entre nós Gays exitem culturas diferentes uns são mais Queer Cult, outros ja adoram o jeito Drag, fashionistas, "EMO's" fora os gays que pertencem a tribos já bem estabelidas como góticos, nerds, geeks, punks. Ahhhh .. toda essa divercidade ... todas essa mistura é tão bom ... a sociedade ganha com isso. Seria melhor ainda que além de diversidade houvesse mais tolerancia com as culturas alheias. Flws!

1:01 PM
mariposo disse...

Cada vez que passo aqui, fico até com medo depois do meu ultimo coment, minha intenção não era inverter a rotação da terra mas vamos- lá legal, isso de de se dedicar a um tema dentro do blog beijo a todos

7:40 PM
Jonatas disse...

Pois é... cultura é cada um com a sua... Adorei o poema. Vou usar sua idéia para meu primeiro post sobre política!

Grande abraço!

jonatas

9:53 AM
 

©2009BLOGAYROZ | by Foxx