16 de ago. de 2006

____Começandoooo...

Estava pensando no que escrever nesse primeiro post. Pensei em muita coisa pois, como diz o ditado, a primeira vez é inesquecível. E eis que vi a luz dos fatos e achei o "fio da meada" desse primeiro texto.

Já parou para pensar em quantos jargões e clichês que temos? Caminhando outro dia, vi um cara brigando com um amigo e, para xingar, ele disse:

- Seu viado, seu bicha... você é um filho da...?

Os dois eram héteros (acredita-se...) mas penso que é uma tremenda falta de respeito, afinal os gays não chegam em seus amigos da mesma opção sexual e, durante uma briga, dizem:

- Seu hétero, estúpido...

E tem aquela outra famosa cena: um hétero (?) chega em outro (??) e diz, como forma de dizer oi:

- E aí, viado, tudo bem?

Pergunta: isso é saudação ou é convite? Vai saber...

Odeio os clichês quando eles afetam a individualidade, a honra e a estima da pessoa. É por essas e outras que muitos homossexuais sentem vergonha de sê-lo: essa opção sexual é encarada como uma coisa feia, ruim, uma doença contra a qual ainda não inventaram remédio. Como assim, doença? E por ter essa visão tão distorcida e preconceituosa, muitos acham que se xingar alguém de "bicha" está falando um palavrão, realmente é um xingamento.

Certa vez, durante uma palestra que eu estava ministrando, uma das participantes respondeu o seguinte quando eu fui falar de escolhas infantis no que diz respeito aos brinquedos que elas querem para se divertir:

- Ah, mas aí meu filho vai virar um boiola?

Com a minha "lente de gênero(+)", eu interrompi a fala e disse:

- E se ele se tornar um homossexual, pois esse é o termo certo, sem ele nunca ter colocado a mão numa boneca?

Não obtive resposta e depois me perguntei: será que fui rígido demais?

Boa sorte a todos nós!!! Grande abraço!!!

"We aren't bloggers. We are blogayroz!"

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o post... e aquela criatura da palestra foi extremamente inadequada ao usar uma linguagem chula num evento acadêmico, hein? Francamente!

6:19 PM
 

©2009BLOGAYROZ | by Foxx